quarta-feira, 23 de novembro de 2011

AOS MOTOCICLISTAS

 Amigo motociclista você está muito mais vulnerável a ferir-se e a tornar-se uma vítima fatal em acidentes de trânsito se comparado ao motorista de um automóvel.
Por isso, deve tomar todas as medidas de segurança necessárias à preservação de sua vida e da vida das outras pessoas que se locomovem no espaço público.

Algumas dicas são importantíssimas!
1. Cuidar da motocicleta
Somente um veículo bem conservado pode ser seguro!

O ideal é fazer uma inspeção diária na motocicleta, logo pela manhã: verificar se há folga na embreagem ou nos freios dianteiro e traseiro, o nível de combustível, de óleo do freio e do motor, da água e da bateria. Também é importante prestar atenção à folga e à lubrificação da corrente de transmissão, a pressão e o estado dos pneus, o funcionamento da lanterna, da luz de freio, dos piscas, do farol e da buzina.
Se esta inspeção diária não for possível, a dica é fazê-la toda vez que parar em um posto para
abastecer. Mas toda a vez, mesmo! Depois da inspeção, boa viagem!
Um motociclista de verdade também fica ligado à sua vestimenta. Em primeiro lugar: capacete na cabeça (conforme determina o CTB!)! Luvas, botas ou calçado fechado e forte, calça com tecido resistente, jaqueta em cores claras e vivas. Tudo para ficar muito elegante e – sobretudo – muito seguro! E tem mais: se o capacete de segurança não tiver viseira transparente diante dos olhos, o motociclista deverá, obrigatoriamente, utilizar óculos de proteção. O capacete deverá estar devidamente afixado na cabeça para que seu uso seja considerado correto.
Todas as estatísticas do mundo comprovam que o capacete é o equipamento que mais evita problemas graves nos acidentes com motocicletas.
Capacete: ponha isso na cabeça!

2. Cuidar de si mesmo
Pilotar uma motocicleta – especialmente por um tempo mais prolongado – pode causar alguns sintomas desagradáveis como dores nas costas e nos joelhos, por exemplo. Para não sentir o corpo doído e pesado, o motociclista deve manter a postura. Prestar atenção a cada parte do corpo:
 costas: posição reta, nunca arqueada;
 cabeça: precisa ser mantida alta e os ombros relaxados;
 mãos: devem pegar as manoplas bem no centro e os punhos devem ficar mais baixos do que   as mãos;
 joelhos: devem ficar encostados no tanque de combustível;
 pés: devem ficar paralelos ao solo, com o salto do sapato encaixado nas pedaleiras e a ponta do pé direito sobre o pedal do freio traseiro.

3. Cuidar das outras pessoas
Quem sabe cuidar de si, sabe cuidar dos outros!
No espaço público você nunca está sozinho!
Por isso, veja os outros e faça o possível para ser visto! No trânsito existem algumas regras especiais para ver e ser visto. Para ver e ser visto é preciso...
Manter o farol da motocicleta sempre aceso: de dia e de noite, na cidade ou na estrada.
Manter uma posição visível no espelho retrovisor do veículo que está na frente da motocicleta. A posição correta do motociclista é no centro da via, ocupando a mesma posição de um carro ou um pouco mais à esquerda de forma que possa ver o retrovisor externo do carro.
Manter distância do veículo que está na frente da motocicleta. Ainda mais se for alto e o motociclista não puder ver por cima ou através dos vidros desse veículo.
O motociclista deve tomar muito cuidado também com os pedestres! Um pedestre é uma pessoa; uma pessoa sem qualquer proteção. Por isso, qualquer batida de uma motocicleta pode ser fatal para o pedestre!
Geralmente, os acidentes que envolvem pedestres e motocicletas ocorrem nos corredores formados pelas filas de automóveis parados. Nesse momento, muitos motociclistas aproveitam a menor largura de seus veículos para passa e chegar na frente. Nessas ocasiões os atropelamentos podem acontecer de forma totalmente inesperada!
Além disso, a ultrapassagem nesses corredores pode ser perigosa por outros motivos. Imagine se um motorista coloca o braço para fora da janela do automóvel ou, então, resolve abrir a porta do veículo... Se o motociclista estiver em alta velocidade é acidente na certa!
Outro cuidado fundamental é com o garupa da motocicleta! É bom saber que qualquer veículo possui um limite de peso, tenha ele quantas rodas for. A motocicleta, por ter duas rodas, é pequena e leve. Portanto, é bom evitar levar uma pessoa com mais de 100 quilos como garupa, principalmente se o motociclista pesar quase isso.
Antes de levar um garupa, o motociclista precisa ensiná-lo a andar sobre duas rodas:
segurar-se bem ao motociclista e acompanhar sua inclinação nas curvas. Essas dicas
servem tanto para andar na cidade quantas nas rodovias e estradas!
Os garupas também devem usar capacete sempre! Porque é seguro e, sobretudo,
porque é lei! E lembrem-se, motociclistas: três numa só moto, nunca!

4. Cuidar da velocidade
Parar a 40 km/h é uma coisa; parar a 80 ou a 100 km/h é bem diferente!
Velocidade é um aspecto fundamental para a segurança do motociclista.
Se, por exemplo, ele precisa de 15 metros para parar a 40 km/h, não representa que vai conseguir parar em 30 metros a 80 km/h. Será necessário quatro vezes a distância para o dobro da velocidade. Portanto, a 80 km/h precisará de 60 metros. É um princípio da Física!
Devagar e sempre!
Assim, mesmo que o motociclista esteja sozinho em uma estrada deve controlar a velocidade, pois nunca se sabe o que pode encontrar logo adiante. E a motocicleta só tem duas rodas para frear! O sistema de freios de uma motocicleta, diferentemente de um automóvel, possui comandos separados para os freios dianteiro e traseiro. Numa frenagem, os pesos do motociclista e da motocicleta recaem sobre a roda dianteira, enquanto que a roda traseira fica aliviada. Mas não se deve usar apenas o freio dianteiro e sim os dois, ao mesmo tempo e progressivamente. E para que a motocicleta responda aos comandos do motociclista, é preciso tomar algumas precauções, especialmente, com relação às condições dos freios e dos pneus. Pneus que são considerados bons para andar em rua da cidade a baixas velocidades podem ser muito perigosos para longas viagens em uma estrada. A temperatura do pneu – com velocidade mais alta e uso continuado – aumenta muito e o perigo também!
                                                                      FONTE: VOCÊ E A MOTO: UMA UNIÃO FELIZ

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