quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Ver e ser visto
Texto:Laner Azevedo

A IMPORTÂNCIA DAS LUZES NA MOTOCICLETA. 
No motociclismo, tão importante quanto ver, é ser visto. Talvez por displicência, descuido, ou até mesmo relaxo muitos motociclistas não dão às lâmpadas, sua devida importância.Das motos mais simples às mais sofisticadas e caras, elas são fundamentais para garantirem a segurança, tanto do motociclista, quanto dos motoristas - e até mesmo dos pedestres.Seja o farol, piscas ou lanterna a importância de tê-los funcionando é enorme, isso porque eles servem para sinalizar e chamar atenção dos outros veículo.Quanto mais você aparecer, menores as chances de sofrer um acidente por não ser visto, pois dessa forma, o tempo de reação dos condutores dos outros veículos será maior.Vale lembrar que em situações como chuva, nevoeiro ou principalmente circular a noite em vias sem iluminação é praticamente um suicídio, pois a visibilidade é baixíssima, e sem o auxílio da iluminação da motocicleta, as chances dos motoristas identificarem a motocicleta nessa condição é zero.

O ÓBVIO QUE PODE SALVAR SUA VIDA 
             Falar sobre segurança pode ser repetitivo e até redundante, mas serve para fixar na memória das pessoas, que ela nunca deve ser deixada de lado, pois os acidentes acontecem quando menos se espera.
             Os faróis das motocicletas são imprescindíveis para se rodar a noite e obviamente enxergar o caminho e algum eventual defeito e obstáculo na pista, mas serve também para que pedestres e outros veículos o vejam ates de cruzar uma rua ou realizar uma manobra de retorno.
            Os piscas por sua vez, fazem com que os veículos a sua volta identifiquem manobras como mudança de faixa ou até mesmo a entrada em outra via. Com isso, eles podem manter distância ou até mesmo mudar sua trajetória com maior segurança.
        As luzes de lanterna e freio, também tem papel fundamental na prevenção de acidentes. Elas são responsáveis por identificá-lo e também para sinalizar que você eventualmente está freando ou diminuindo sua velocidade, evitando assim, que veículos que seguem atrás, não colidam contra a traseira da moto.

NÃO SE ESQUEÇA
As lâmpadas devem ser checadas sempre que possível, preferencialmente todas as vezes que a motocicleta for utilizada.Para evitar que elas queimem com frequência ou não funcionem em sua plenitude, faça inspeções regulares na bateria para certificar-se que seu nível de carga correto. Periodicamente, confira se o farol de sua moto está regulado na altura correta.Com esses pequenos e fáceis cuidados, você pode salvar a sua vida e a de outras pessoas.
Fonte: REVISTA MUNDO MOTO

Nenhum comentário: